quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Meu instrumento. (MACHADO- excertos)

.
"Ela amou o que me afligira, eu amei a piedade dela." (
D. Casmurro)

===

"(...) em geral a mulher sabe que é amada por um homem antes mesmo que ele o perceba." (Uma águia sem asas- Histórias Românticas)

===

Rosto: "Não digo que todas as linhas fossem corretas, mas a alma corrigia tudo." (Casa Velha- Outros Contos)

===

"O coração humano é a região do inesperado." (Iaiá Garcia)

===

"Há, repetimos, coisas na vida que é mais acertado crer que desmentir; e quem não puder crer, que se cale." (A Semana- 3/7/1892)

===

"Não paguei uns nem outros, mas saindo de almas cândidas e verdadeiras tais promessas são como a moeda fiduciária- ainda que o devedor as não pague, valem a soma que dizem." (Dom Casmurro)

===

"Faltava-lhe elegância, mas compensava-a com os olhos, que eram soberbos e só tinham o defeito de se não arrancarem de mim, exceto quando desciam ao prato; mas Nhá-Loló comia tão pouco, que quase não olhava para o prato." (M. P.B.C.)

===

"E logo ouvi rir no ar, e levantei a cabeça: eram as estolas, contempladoras remotas da vida, que se riam dos meus planos e ilusões(...)" (Viagem à roda de mim mesmo- Outros Contos)

Nenhum comentário: