domingo, 16 de fevereiro de 2014

Vida - Marinheiragens.

.
A mania de se entupir de música durante o dia todo nunca saiu de mim! Desse modo, os álbuns são colocados seguidamente, só com o intervalo de tempo em que eu não percebo que algo parou de acontecer: a música parou de tocar.
São todos os ritmos, melodias, com letra, sem letra, em português, em inglês, em espanhol, em alemão, em francês.... em turco!
Se a música mexe lá dentro, tá na lista!

Mas acontece que hoje, pela manhã, ouvi uma música do álbum "Uma palavra", do Chico, chamada "Vida". Só, simplesmente, nada menos: VIDA!
E eu nunca tinha prestado tanta atenção na letra. De repente, ouvindo, depois lendo, veio uma sensação tão grande de encontro. De auto-encontro dentro a canção.

Ela combina comigo, com o que eu sou, com a "minha" vida, com este blog e com toda a questão que envolve ser marinheiro.

Por esse encontro tão mágico nesta manhã de domingo, segue a letra mais do que linda, posto que ela não é necessariamente linda, mas a letra que toca, retoca e oferece um ar de alívio!

[criseida]

VIDA

Vida, minha vida,
Olha o que é que eu fiz:
Deixei a fatia mais doce da vida
na mesa dos homens
de vida vazia.
Mas, vida, ali, quem sabe, eu fui feliz.

Vida, minha vida,

Olha o que é que eu fiz:
Verti minha vida
Nos cantos, na pia,
Na casa dos homens
De vida vadia.
Mas, vida, ali, quem sabe, eu fui feliz.

Luz, quero luz,

Sei que além das cortinas 
são palcos azuis e infinitas cortinas
com palcos atrás!
Arranca, vida!
Estufa, veia!
E pulsa, pulsa, pulsa, pulsa, pulsa mais!
Mais, quero mais, 
Nem que todos os barcos recolham ao cais
Que os faróis da costeira me lancem sinais.

Arranca, vida, 

Estufa, vela,
Me leva, leva longe, 
Longe, leva mais!

Vida, minha vida,

Olha o que é que eu fiz:
Toquei na ferida dos nervos,
nos fios,
nos olhos dos homens,
de olhos sombrios.
Mas, vida, ali, eu sei que fui feliz!

Chico Buarque de Hollanda.

Nenhum comentário: