quinta-feira, 20 de março de 2008

O ato

"E ela me beijou com os beijos de sua boca, e os seus amores foram mais deliciosos do que o vinho e ao olfato eram deliciosos os seus perfumes, e era belo o seu pescoço entre as pérolas e suas faces, entre os pingentes, como és bela minha, os teus olhos são pombas(eu lhe dizia), e deixa-me ver a tua face, deixa-me ouvir a tua voz, pois a tua voz é harmoniosa e a tua face encantadora, deixaste-me louco de amor, minha irmã, deixaste-me louco com um olhar teu, com um único adereço de seu pescoço, favo gotejante são os teus lábios, leite e mel são a tua língua, o perfume do teu hálito é como o dos pomos, os teus seios em cachos, os teus seios como cachos de uva, o teu palato um vinho precioso que atinge diretamente o meu amor e flui nos lábios e nos dentes...
(...)
Como uma pequena gota d'água infusa numa quantidade de vinho se perde inteira para tomar cor e sabor de vinho, como o ferro incandescente e afogueado se torna semelhante ao fogo perdendo sua forma primitiva, como o ar quando inundado pela luz do sol é transformado em máximo esplendor e em igual clareza, a ponto de não parecer mais iluminado porém ser a própria luz, assim eu me sentia morrer de terna liquefação, tanto que restou-me apenas a força para murmurar as palavras do salmo: 'Eis, o meu peito é como vinho novo, sem frincha de luz, que rompe odres novos', e de repente, vi uma luz resplandecente e nela uma forma cor de safira que se inflamava toda de um fogo rutilante e suavíssimo, e aquela luz esplêndida se difundia por todo o fogo rutilante, e o fogo rutilante pela forma resplandecente, e a luz fulgidíssima e o fogo rutilante pela forma inteira."

ECO, Umberto.Palavras que valem a pena.

^^

Origem: 16/10/2007

Nenhum comentário: