sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Política'

.

Me perguntaram se gosto de política, se sou engajada, se tenho partido, para quem votei.
Não há respostas para tais perguntas.
A cada dia torna-se mais difícil a decisão sobre cada uma dessas questões.

Se gosto? Qual gosto? Ou melhor, POSSO eu gostar? O que há para se gostar em política? O que há de apaixonante na NOSSA política? O que há de bom na política alheia? Os EUA, o "topo do mundo", possui uma política, digamos assim, invejável?
Não, não gosto de política.

Engajada? Eu? Desculpe, precisa repetir a questão: ENGAJADA? Do verbo engajar mesmo? Euzinha? É a mim que refere esta questão? Porque me engajaria por tal causa? Dê-me um motivo, alguma razão ou circunstância para engajar-me..Mudarei o mundo? Eu, com minhas frágeis mãos? Oh, sim, um voto muda o mundo mudo, sei, sei...

Quanto ao partido..se tenho partido?
Sim, parto todos os dias, todas as horas e todos os minutos. Parto a cada vez que me desiludo com este mundo. Vou para outro mundo, mais agradável, que me causa menos desilusão, o mundo Cris. Como? Ainda não te apresentaram? Schade!

Para quem votei? Oh, sim, votar..vo-tar, vo-tá.. Não lembro. Como assim, é um absurdo? Desculpe, moço, mas não lembro. Sim, dizem mesmo que é ridículo não lembrar nem mesmo para quem se votou, afinal, como conseguirei cobrar depois, não é mesmo? Mas, se eu lembrasse..eu conseguiria cobrar? E, se eu cobrasse, seria ouvida? E, se fosse ouvida, algo mudaria? Moço, já perdi certas ilusões.

Sou velha, passada, desiludida.
Não creio mais em promessas ou em pessoas que usam os bebês para transmitir uma boa imagem. Uso minha memória, minha rala memória, para guardar os nomes dos magníficos personagens fictícios que conheci nas minhas várias leituras. Elas me subtraem desta triste realidade para me garantir um mundo, sim, certas vezes maluco!, mas um mundo onde pode-se sonhar com um final feliz.
Idéias de quem lê? Quais as idéias de quem lê? Como..o senhor disse que...desculpe-me, não consigo compreendê-lo: o Sr., Moço, diz que os que lêem muito ficam pirados, é isso? Chamou-me de pirada, Moço? Eu, justo eu?


Sim.. ainda dizem que quem comanda a política tem algum futuro.
Se lê demais, tá lá, com essa politicagem toda, por ter atingido alto nível de loucura.
Se nada lê...bem, se nada lê, como poderá politicar?
Hein, Moço, me diz?


Moço, moço...volte aqui!!


[C.b.o.]

Nenhum comentário: