sábado, 20 de dezembro de 2008

15/12/08

.

Não sei se foi mera coincidência ou concretização do pensamento: hoje eu fui seguida por borboletas.

Sempre gostei de borboletas, de sua beleza leve e sua postura de dançarina do ventre, que vai encantando pouco a pouco seus admiradores. Há de todas as formas e tamanhos e cores. Umas até coloridas demais...já outras tão grandes, tão sombrias (!).
Mas a coincidência brotou da leitura. Fui até a biblioteca municipal começar minha caça aos livros "de férias". Para ler lá mesmo, colhi dois exemplares: um de crônicas e outro de poesia (e eu que tanto amo os romances). O livro de poesias, do Bandeira, nada fez mais do que me alimentar de amor e de curiosidade saciada, li pouco, ao menos uma dúzia de poesias. Já as crônicas...

Sou estudante, de Letras. Sempre gostei de romances, de borboletas da cor amarela. Mas hoje, leio poesias e crônicas e sou perseguida por borboletas; borboletas das brancas.
Faz sentido?

A crônica que li, do Rubem Braga, chama-se "A borboleta Amarela", que também da título à obra. Rubem narra como perseguira, pelas ruas do Rio, uma borboleta que o deixara ...intrigado. Borboletinha faceira, deixou-o apenascom a realidade na mão e, eu, com esperanças de encontrá-la, aqui, no interior de São Paulo (!).
Mas não precisei procurar: as borboletas vieram por mim.Uma, duas, trê, quatro... brancas!

Quando era pequena, diziam que as borboletas brancas davam paz, ou sorte. E as amarelas, o que dão?
Gosto muito do amarelo.

Vou terminar o meu dia com a sorte única de tê-lo podido terminar, será essa a sorte que as borboletas trouxeram-me? Não, as borboletas não deixaram-me nada além desta sorte! Durante o dia fui atormentada por crianças, ignorada por adultos e aguentei o cheiro do molhado da chuva em minha cachorrinha.
Terminarei crendo quea mera coincidência seria incapaz, sozinha, de conseguir trazer tantas borboletas até mim. Ao contrário, meu pensamento, tão forte, tão potente, daria-me um mundo delas: todas pequetitas, esvoaçantes ...e, no meu mundo sem cor, apenas não conseguiriam ser amarelas...

...mas as brancas também são tão...


C.b.o.

Nenhum comentário: