sábado, 4 de julho de 2009

Linha do tempo..

.

(PS: Minha memória é falha..lálálá)

Há dez anos atrás..
Eu estava na sexta-série e me apaixonei pelo carinha mais sem-vergonha da escola. Ele me dava balas e eu guardava as figurinhas que um dia comprovariam nosso "amor".
Eu conheci no banheiro a menina que seria minha amiga-irmã e a ajudaria a conquistar o cara que seria minha obsessão durante os próximos seis ou sete anos.
Eu vivia uma adolescência conturbada acreditando que o mundo conspirava contra mim, que meus pais me odiavam, meus irmãos idem e ninguém compreendia meu jeito de ser.
Nessa época eu me trancava no banheiro e deitava no chão fazendo planos e projetos pra minha vida fora dali.
Eu também chorava muito, aliás...


Há cinco anos atrás..
Eu estava fazendo magistério e morava numa república com minha melhor amiga.
Eu descobri que duas pessoas podem se adorar e mesmo assim ter sérios problemas no dia-a-dia.
Eu descobri ainda que, se essas pessoas se adoram mesmo, esses problemas são superáveis.
Eu namorava um cara que era um grande amigo. Sofri horrores por terminar com ele e depois descobrir que o fiz precipitadamente.
Eu ainda era obcecada pelo outro.
Nesse ano decidi que iria prestar Literatura..mas como esse curso não existia, prestaria Letras mesmo.
Prestei a USP pela primeira vez, mesmo sem a mínima noção do que seria, como seria e o que aconteceria se eu passasse.
Não passei, claro.

Há dois anos atrás..
Eu entrava na faculdade e me perdia no mundo.
Iria descobrir que estar tão longe de casa me fazia um mal imenso.
Iria descobrir que passar no vestibular e não poder abraçar seus pais para comemorar é um triste desconsolo.
Iria descobrir que o primeiro ano da faculdade é o primeiro ano da faculdade e que ele nunca mais voltaria.
Iria descobrir que a família é a base de tudo e é o recanto pelo qual eu sempre lutaria pra manter intacto e indissolúvel, mesmo meio às tempestades.
Iria descobrir que muitas vezes a maturidade prematura serve para descobrir o quão imaturo se é.
Iria descobrir que chorar é uma forma de demonstrar saudades, muitas saudades.
Iria levar o pior pé na bunda do mundo do país.
Iria chorar por um sentimento que eu achava que era amor.
Iria estender a mão para quem acabara de me dar uma rasteira e ser feliz por isso.

Há um ano atrás..
Eu estaria vivendo o período de maior des-sentimentalismo da minha vida..
Eu descobriria que depois que tira a maquiagem há um rosto por trás de cada um.
Eu conheceria outro lado da obsessão e veria que aquilo não é mesmo pra mim.
Eu passaria dias muito bons, muito calmos e bem proveitosos.
Eu conseguiria uma revanche.
Eu sentiriria o gosto do sucesso por ter agido pacientemente frente à tormenta.
Eu conheceria os desafios, gostos e desgostos de querer ser diferente.
Eu leria as duas obras que marcaram minha vida.
Eu conheceria alguém que é igual a mim, ou melhor do que eu, mas que me traduziu.
Eu sofreria muito por ver alguém que eu tanto amava sofrendo.
Eu queria voltar a sonhar, mesmo estando tão 'rebelde' comigo mesma.
Eu estaria rindo, curtindo e aproveitando de tudo de uma vez só..

Eu estaria trabalhando num congresso de literatura e aprendendo que se deve correr atrás do que se quer (e não só ser caxias), pra conseguir assistir aquela palestrinha tão legal..
Eu estaria saindo de férias mais tarde, mas teria a certeza de que a Festa do Quitute me esperaria..
Eu estaria indo passar as maiores férias na minha casa, após tanto tempo fora.
Eu iria comer o pão que o diabo amassou por escolher viver.
Eu iria aprender, caindo, mas aprendendo.



Há um dia atrás..
Eu estava mal humorada, bem humorada, séria, divertida, palhaça e comportada: um misto só.
Eu estava esperando notícias e roendo as unhas.
Eu estava ansiosa por novidades de todas as partes e com vontade de resolver todos os meus problemas de uma só vez.
Eu estava contando nos dedos os dias.
Eu estava oscilando entre gostar-e-odiar uma mesma pessoa, em questão de segundos.


Hoje..
Eu acordei depois das dez porque queria viver menos.
Eu dormi e sonhei diversos sonhos e tive medo deles quando levantei.
Eu arrumei minhas coisas, limpei meus livros e rasguei muitos e muitos papéis..
Eu colei uma foto no armário pra poder relembrar todos os dias.
Eu cozinhei macarrão sem sal porque não sentia gosto de nada.
Eu passei minha roupa ouvindo Elvis Presley e cantei "It's now or never" alucinadamente.
Eu recebi um telefonema que me fez rir.
Eu tive, muitas vezes, uma vontade imensa de chorar muito, por nada.
Eu assisti a um filme de medo e dei risada.
Eu estava indo dormir e recebi uma mensagem que salvou meus sonhos..
Eu escrevi no blog porque estava sufocada de dizer e cansada de calar.
Eu reli todas as minhas besteirinhas e achei legal ser boba assim, de vez em sempre..


Beijos.
Criseida.

Nenhum comentário: