quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Hero (26/01/09)

.

O homem ideal nasce predestinado, com uma vocação única e bem posta: a de herói do dia-a-dia.
Tão grandes atos faz esse ideal que, por sua simplicidade e humildade de herói, sente-se pago com o simples sorriso-de-olhar da mulher salva.
E a coisa é assim.
O herói deve ter muitas funções durante o dia.
1º) A de homem: coçar a barba; ir ao banheiro de porta aberta; derrubar leite na geladeira; deixar farelo de pão pela casa; desarrumar os tapetes; coçar a "outra" barba; arrotar; resmungar; lavar o carro; "secar" as minas; jogar futebol; sair com a galera pra dar aquela comemoradinha; tomar banho de 5 minutos; sair pra balada e se dar bem (=pegar geral).
Muito básico. Todas as atividades de um homem que é simples homem.
Já o herói, além de evitar alguns dos itens, também toma outras atitudes, é outro nível.
2º) A de herói: acordar; lavar o rosto e escovar os dentes tentando não sujar todo o banheiro, fechar a tampa do vaso, arrumar o tapete que bagunçou, lavar uma louça sem ser obrigado a isso, lavar a calçada enquanto lava o carro, colocar o lixo na rua, sair para o futebol e voltar com algo para comer no lanche da tarde, sentar em frente à tv e, por dez minutos, não tentar dominar o controle ou não reclamar de ver pela trocentéssima vez aquele mesmo tipo de novela, tomar banho e pendurar a toalha, passar um perfume especial para encantar aquela garota do sorriso bonito, sair pra balada e ser gentil, paquerar e não ser rude, atrair e saber conservar, falar pra ser sincero, e não conquistador. Sair de lá com o ego inflado por aquela menina ter notado os seus olhares e correspondido, sabendo que o objetivo não era dar uns simples "pegas" e tchau, mas degustar do bom da sedução no cortejar.

.......

Os homens têm medo de ser heróis. Medo de que os heróis sejam os fracos.
Por isso, a maioria dos homens trocam nomes, e chamam de trouxas, de frouxos, aos heróis.
Mas só as mulheres sabe o valor do herói. O quão heróico é um gesto de um homem quando eles conseguem ver, enxergar, reconhecer e retribuir a cada detalhe que a mulher proporciona em seu dia-a-dia: a cada vez que ela tira a lama de seus sapatos sujos ou lava com esmero sua camisa predileta, ou prepara com dedicação aquela comida que ele tanto gosta ou, quando, ainda, secretamente, ela abre mão do seu para oferecer ao homem aquilo, aquele algo frágil que suas grossas mãos não conseguem alcançar.
É a mulher cansada, que cuida e limpa da casa para melhorar o ambiente, mas que em sua hora de descanso abre mão de assistir ao seu canal predileto para não criar maiores desavenças.
A mulher que senta paciente com os filhos enquanto o pai se estressa ao tentar consertar aquele relógio quebrado.
É a mulher que trava uma batalha ferrenha contra o espelho e calcula, tal qual um bom engenheiro, todos os detalhes para que aquele cara saiba o que ela tem a oferecer.
É a garota que deita na cama e abre os olhos pra sonhar.
É a garota, mulher, mãe que agradece a cada vez que percebe que há um herói no mundo, mesmo que na casa ao lado... pois, se o herói não é dela, ainda resta-lhe uma esperança:
-Os heróis existem!

[cbo]

Nenhum comentário: